Midoriya e Shigaraki: um paralelo entre o Bem e o Mal



O conceito de Shigaraki Tomura é, do meu ponto de vista pessoal, uma das melhores ideias do Kouhei. Caso ainda não tenha notado, Boku no Hero Academia não conta apenas a jornada de Deku como um herói, mas também a jornada de Shigaraki como um vilão.

Vamos lembrar dos primeiros momentos momentos do Shigaraki no mangá:

Vilão de meter medo, nê?

Visualmente, Shigaraki era um vilão perfeito, com a sua peculiaridade ainda mais, só havia um problema, ele se comportava como uma criança. Mimado, sem objetivos sólidos e um plano que consistia mandar um monte de escumalha atacar crianças e um monstro que absorve golpes e se regenera para matar o maior herói.

Ele era basicamente o equivalente a uma criança com uma arma

Olhando para este Shigaraki e o dos capítulos mais recentes, dá para ver como ele evoluiu como personagem e vilão. Neste post não vou apenas mostrar o caminho desse crescimento, mas também traçar o paralelo com o próprio caminho do Midoriya.

Tanto Midoriya e Shigaraki foram "salvos", Midoriya estava prestes a desistir do seu sonho de ser herói no final do capítulo 1, quando All Might o salvou com as icônicas palavras que o jovem sempre quis ouvir "Você pode ser um herói." Enquanto Shigaraki, nenhum herói foi salvá-lo, apenas o maior vilão da obra lhe estendeu a mão.

As suas vidas mudaram ao conhecer os seus mentores

No entanto, ficarem presos ao mesmo mentor com os mesmos métodos não os fará evoluir, é aí que temos o arco do Stain.
Inexperiente apanha no primeiro dia 

Este arco marca o desenvolvimento destas duas sementes. Nele, Midoriya aprendeu o Full Cowl, controlar 5% do One for All. Já o Shigaraki não tem um desenvolvimento de força, mas sim psicológico, ele aprendeu com Stain que um vilão precisa de um propósito, um ideal e atrair seguidores com esse ideal, Stain tornou-se no primeiro degrau para o caminho de um vilão completo.

Um cresceu fisicamente, enquanto o outro cresceu mentalmente 

Depois chegou o confronto dos seus mentores, All Might vs All for One. Um marco histórico para a obra que será adaptado na terceira temporada do anime. Nesta luta, ambos Bem e Mal perderam os seus pilares, a velha geração se afastou e passou o seu legado para a nova geração.
A queda dos pilares desestabilizou o mundo, mas fertilizou o terreno para as novas sementes

Depois de o bastão ter sido passado, chega a hora de provar que merece ser o sucessor, aí temos o arco dos 8 mandamentos de morte.

Existe alguém mais digno


Neste arco, a dignidade de suceder os seus mentores é questionada. Shigaraki conhece um vilão que cujo o perfil de líder é perfeito para o novo "rei" do submundo, a sua capacidade de gestão e criação de planos supera imensamente a simplicidade de Shigaraki. Enquanto isso, Midoriya conhece a primeira escolha para sucessor do One for All, na teoria Mirio seria o sucessor perfeito para o All Might em todos os sentidos, plantando uma grande insegurança no coração do jovem herói que começa a pensar ter tido apenas a sorte de conhecer All Might primeiro.
Ironicamente, tal como os mentores destes dois se enfrentaram, o mesmo também aconteceu com os seus "concorrentes", não só isso, como ambos tiveram o mesmo destino, ficaram impossibilitados de usar as suas peculiaridades (O Overhaul de forma bem mais brutal :v )
E com isto, Overhaul se tornou no segundo degrau de Shigaraki, ele aprendeu que precisava mais do que uma ideologia sólida, precisava de planos mais elaborados e saber como usar os seus peões sem ser jogá-los aleatoriamente no tabuleiro como uma criança.

O nascimento de planos mais elaborados

Deku começa tendo o espírito e a ideologia, faltando-lhe o poder e a técnica
Shigaraki começa tento o poder e a técnica, faltando-lhe o espírito e a ideologia
A cada arco estes dois vão se polindo e evoluindo aos poucos até chegaram ao seu ápice como os novos pilares, oposto que seguiram caminhos semelhantes e se cruzarão, cada um pelo seu mentor, pela sua ideologia e por eles mesmos.

E para finalizar, a melhor prévia de episódio do anime, protagonizada por estes dois :v



É tudo por hoje, até à próxima! Plus Ultra e Plus Chaos!!!

Comentários

Enviar um comentário